Supermercados de SC esperam alta de 5% nas vendas para a Páscoa
Sex, 01 de Março de 2013, 07h22min
Os supermercados já estão prontos para a guerra pelo consumidor. Carregados com os cem lançamentos que as grandes marcas prepararam para a Páscoa 2013, disputam a atenção das crianças com ovos que trazem brinquedos e os personagens mais famosos da TV e da internet.
Em SC, a previsão é de um incremento médio nas vendas entre 3% e 5%, mas as maiores redes estão mais otimistas e falam em ganhos de até 20%. Para os pais, a informação que afeta o bolso: os preços dos ovos de chocolate estão 7,6% mais caros, segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
O presidente da rede catarinense Giassi, Zefiro Giassi, explica que a matéria-prima manteve o preço estabilizado entre 2012 e 2013 e que o reajuste deve-se, principalmente, aos gastos com mão de obra. Ele acredita que, em Santa Catarina, o reajuste dos preços fica na faixa de 5% ou 6%, um pouco abaixo da média nacional e acompanhando a inflação do período.
A rede Giassi Supermercados aposta em um aumento de até 12% nas vendas dos ovos de Páscoa em relação ao ano passado. O otimismo é impulsionado pela variedade de itens que integram as tradicionais marcas, incluindo ovos diet e sem lactose, além dos preços variados.
No Angeloni, maior rede supermercadista catarinense, foram comprados 650 mil ovos de chocolate, um crescimento de 6% em relação a quantidade comercializada no ano passado. São produtos das principais marcas nacionais e de algumas linhas produzidas no Estado.
A Páscoa também aquece o mercado dos pescados, tradicionalmente consumidos na Sexta-feira Santa. Este ano, a rede Angeloni aumentou em 20% em relação ao ano passado a quantidade de itens como bacalhau salgado e congelado em diferentes cortes, bem como salmão e filés de merluza e linguado.
A rede Imperatriz também está otimista e prevê um crescimento de 15% na venda dos ovos, segundo o diretor de marketing, Júlio Lohn.
No Bistek, considerando a inauguração de duas lojas em 2012, o crescimento do volume geral de vendas de Páscoa da rede está previsto em 20%. No comparativo loja a loja, o índice deve ficar em 8% em relação ao ano passado. Conforme o diretor comercial da Rede Bistek, Walter Ghislandi, em termos de produtos a novidade ficará por conta dos chocolates com embalagens presenteáveis. O Bistek também terá o reforço dos produtos com marca própria como as colombas pascais Linha do Mestre, sabores trufada, frutas cristalizadas e gotas de chocolate.
DC