Café da Hora

Com: Juarez
Juarez
  • Banner Noticia
  • notícias


    SC lidera empregos, mesmo com recuo de 1,9% na indústria, diz Fiesc

    Ter, 16 de Dezembro de 2014, 06h13min

    Mesmo com redução de 1,9% na produção industrial até o último mês de outubro, Santa Catarina teve desempenho superior ao do setor produtivo brasileiro, que no período recuou 3%, segundo a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc). O balanço foi feito nesta segunda-feira (15) pela entidade, em Florianópolis.


    “Não foi um ano bem em produção e em vendas, mas caímos menos que o Brasil”, destacou o presidente da Fiesc, Glauco José Côrte. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), até outubro, foram abertos 26.791 postos de trabalho no estado, mais da metade dos 46.981 gerados no país. Goiás ficou em segundo lugar, com 13.943 novas vagas.
    Foram citados como entraves para a indústria a trajetória ascendente da taxa básica de juros da economia, além da inflação. Em Santa Catarina, as indústrias também foram impactadas - de acordo com a Fiesc - com aumento de 22,4% na tarifa de energia, aplicado desde agosto.


    “Não é suficiente termos um bom ministro da Fazenda, nós temos que ter um governo que, de fato, olhe a produção como um requisito indispensável para o crescimento do país, trabalhando pela melhoria da produtividade e da competitividade do setor industrial”, afirmou Côrte.


    No estado, as indústrias de metalurgia e autopeças, tradicionais fornecedoras das montadoras de automóveis, frearam suas atividades em 10,6% e 3,7%, respectivamente, conforme dados da Fiesc. “No ano que vem, teremos um primeiro semestre duro, mas a tendência é que, paulatinamente, tenhamos um segundo semestre melhor”, acrescentou.


    Já os setores ligados à exportação conseguiram incrementar a atividade. Tiveram destaque as vendas de soja (+73%), de madeira (+46%) e de suínos (+37%). Este desempenho leva ao aumento de 4% nos embarques realizados nos portos de Santa Catarina até novembro, enquanto a exportação brasileira recua 6%.


    G1-SC

  • programação

    09:00

    Playlist

    Locutor(a): Juarez
    10:00

    Conectados

    Locutor(a): Rodrigo
    11:00

    Conectados

    Locutor(a): Rodrigo
  • Banner Lateral Direita
  • facebook

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza a Alternativa FM a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade e cookies.
Restaurar padrão do site:
Restaurar