Som Brasil

Com: Vagner
Vagner
  • Banner Noticia
  • notícias


    Santa Catarina se torna o segundo maior exportador de mel do país

    Seg, 21 de Julho de 2014, 07h22min

    Santa Catarina é o segundo maior exportador de mel do país, segundo a Associação Brasileira dos Exportadores de Mel (Abemel). Com uma produção de 6 mil toneladas do alimento por ano, o estado exportou mais de 3 mil toneladas no primeiro semestre de 2014. A exportação de janeiro a junho rendeu mais de 12 milhões de dólares.


    O líder em exportações foi São Paulo, com um volume de 4,7 mil toneladas. Santa Catarina ficou em segundo lugar e as principais produtoras no estado são as regiões Sul, a área de planalto no Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. Só o Sul do estado produz duas 2 toneladas, sendo que 40% da produção são de mel orgânico.


    “Para que seja considerada apicultura orgânica exige um manejo diferenciado, com exigências que vão desde a colmeia ficar distante de fontes poluentes até a proibição do uso de medicamentos nas abelhas ou a utilização de tintas convencionais para pintar as colmeias. O mercado internacional para esse tipo de apicultura é muito promissor, principalmente os Estados Unidos”, explica Nésio Fernandes de
    Medeiros, presidente da Federação das Associações de Apicultores de Santa Catarina (FAASC).


    Segundo ele, 100 mil colmeias estão cadastradas para produção de mel orgânico e 30 mil famílias catarinenses se dedicam à apicultura. De acordo com o Governo do Estado, Santa Catarina é o quarto maior produtor nacional de mel. Além da produção do alimento, a apicultura colabora com a polinização dos pomares e as abelhas também podem produzir produtos com funções nutracêuticas e cosméticas.


    “Os apicultores podem se especializar nesses produtos e agregar valor à sua produção, podemos citar como exemplo o pólen, o néctar e a geleia real que são muito valorizados no mercado”, conclui Airton Spies, secretário de Estado da Agricultura e da Pesca.


    G1-SC

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza a Alternativa FM a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade e cookies.
Restaurar padrão do site:
Restaurar