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    Regulamentação sobre o IPI de carros importados aumenta a expectativa de SC por fábrica

    Qua, 14 de Dezembro de 2011, 06h07min

    Aumentou esta semana a expectativa de Santa Catarina para a divulgação sobre a nova fábrica da BMW fora da Alemanha. O Estado está no páreo com terrenos na região Norte. Os rumores sobre a escolha sair logo aumentaram porque estava prevista para amanhã a divulgação de uma nova regulamentação sobre o IPI de carros importados — questão negociada pela montadora.

    De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Paulo Bornhausen, que integrou a comitiva de Santa Catarina que esteve na matriz da BMW, em Munique, no início deste mês, a volta das regras antigas sobre o IPI para carros importados é fundamental para a decisão da montadora sobre a nova fábrica.

     


    — Eles nos disseram que estão indecisos entre o Brasil e o México. O plano inicial da empresa foi mudado em função do novo regime automotivo brasileiro. Por isso eles estão negociando com o governo para rever esse regime — contou Bornhausen.

    No dia 15 de setembro, o Brasil publicou um decreto elevando o IPI de carros que não obedecem a critérios mínimos de conteúdo nacional em 30 pontos, elevando o preço dos importados em até 28%. Sem fábrica na América Latina, a BMW importa 100% dos automóveis vendidos na região.

     


    A montadora alemã começou então a barganhar com o governo brasileiro, pedindo a revisão da regra como condição para trazer a fábrica para o Brasil. A expectativa, segundo Bornhausen, era que esta revisão fosse divulgada amanhã. Mas o Ministério da Fazenda e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) não teriam chegado a um acordo.

     


    — A decisão da BMW depende se for divulgado um novo regime automotivo ou não. Com a indefinição sobre isso, acredito que uma resposta sobre a nova fábrica não deverá sair esta semana — prevê Bornhausen.

    Na semana passada, segundo o colunista do AN, Claudio Loetz, o governador de SC, Raimundo Colombo, teria mostrado sigilosamente duas áreas em Araquari para executivos da BMW. O governador também teria falado com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, sobre a reivindicação da montadora. De acordo com Bornhausen, a região Norte do Estado, com Araquari incluída, é a que interessa mais à fabricante alemã.

     


    — Mas esse interesse não garante que eles virão para cá. Ou mesmo para outro Estado do país. Eles estão vendo se cabe no plano de negócios demorar dois anos para erguer uma fábrica e, enquanto isso, pagar mais imposto para importar os automóveis para o país.

     


    Através da assessoria de imprensa, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Joinville (Acij), Udo Döhler, que integrou a comitiva catarinense à Alemanha, disse que acredita que a BMW dará uma resposta sobre o novo investimento até o final desta semana.

     


    Desde maio, quando a BMW divulgou que construiria uma fábrica no Brasil, SC e outros seis estados começassem a correr atrás do investimento. Independente se escolher Brasil ou México, a BMW mira um mercado formado por América Latina e Caribe, onde as vendas da montadora cresceram 51% em 2010, com 22,2 mil veículos vendidos. O mercado brasileiro, em especial, mostra um crescimento sustentado desde 2004.

     

    DC

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