Madrugada Alternativa

Com: Automática
Automática
  • Banner Noticia
  • notícias


    Projeto piloto em Criciúma prevê apuração via celular

    Sex, 08 de Fevereiro de 2013, 06h29min

    Única cidade do Brasil a ter propaganda gratuita na TV nestas eleições fora de época, Criciúma será também palco de uma experiência piloto inédita em Santa Catarina: a apuração de cada urna será transmitida via celular para as centrais do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e do Tribunal Superior Eleitoral.


    Pouco antes de assumir a presidência no lugar do também desembargador Luiz Cézar Medeiros, Rocha falou sobre a novidade.


    — Se tudo ocorrer de acordo com o previsto, a ideia é transmitir os dados da maneira instantânea.


    Desenvolvido pelos técnicos da Secretaria de Tecnologia de Informação em Florianópolis, o sistema de transmissão via dispositivo móvel deve agilizar a divulgação das primeiras parciais e do resultado das eleições. No sistema atual, o pendrive contendo os números de cada urna é coletado por motoboys, logo depois do encerramento da votação.


    O material é levado até o local da apuração, onde ocorre o processamento dessas informações. O objetivo, com o uso da nova tecnologia, é que os números sejam enviados diretamente para a central. O TRE ainda não contabilizou os custos do protótipo, em fase final de desenvolvimento.


    Falta também saber se é viável implantar o sistema em todo o Estado em 2014. Em Criciúma, onde as inserções no rádio e na TV passam a ser veiculadas hoje, seis candidatos disputam a prefeitura. O PT, que em outubro indicou o vice de Romanna Remor (PMDB), agora tem chapa pura encabeçada por Fábio Brezola.


    O DEM, que também estava naquela coligação, concorre com o médico Américo Faria. O PMDB, que recebeu 21,4 mil votos em outubro (17,8%), lançou o deputado federal Ronaldo Benedet. Márcio Búrigo (PP), vice de Clésio Salvaro (PSDB), concorre pela situação. Estão ainda no páreo Rodrigo Maciel (PCB) e Cintia dos Santos (PSTU). Nesta sexta-feira, os seis estarão na TV ao meio-dia e à noite, quando inicia a propaganda gratuita.


    Em Balneário Rincão, onde também haverá eleição em 3 de março, o TRE planeja outo teste. O objetivo é instalar, no local da votação, a estrutura básica para a apuração do resultado e enviar de lá os dados para Florianópolis e Brasília. Também neste caso deve haver agilidade na contagem e divulgação do resultado.


    DC

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza a Alternativa FM a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade e cookies.
Restaurar padrão do site:
Restaurar