Som Brasil

Com: Vagner
Vagner
  • Banner Noticia
  • notícias


    PM apreende aparelho que bloqueia travas de veículos no Litoral de SC

    Sáb, 19 de Julho de 2014, 08h18min

    A Polícia Militar apreendeu em Balneário Camboriú, no Litoral catarinense, um equipamento que bloqueia o travamento de portas dos veículos. Conhecido como ‘Chapolin’, o dispositivo é semelhante a um controle e tem sido usado por criminosos para furtar objetos deixados dentro dos carros.


    No início do mês, o aparelho foi apreendido dentro do carro de um casal durante uma abordagem policial na Lagoa da Conceição, em Florianópolis. Segundo a Polícia Militar, os suspeitos estavam com o objeto, mas não houve flagrante. Os dois foram encaminhados à delegacia e liberados em seguida.


    Conforme reportagem da RBS TV, crimes com o uso deste tipo de equipamento também têm sido registrados no Litoral Norte do estado. Os bandidos contam com o hábito dos proprietários, já que a maioria aciona o alarme e sai sem verificar se as portas foram realmente travadas. “Eu ouvi o barulhinho da trava, mas não conferi”, disse uma motorista.


    Um outro condutor afirmou que também não verificou. “Vi que o vidro levantou, mas não fui conferir se a porta estava fechada”, contou. Ainda segundo a reportagem, além de impedir que as portas sejam trancadas pelo controle remoto da chave, alguns aparelhos chegam a copiar o código do alarme.


    “Há equipamentos com tecnologia mais sofisticada que conseguem fazer a cópia do segredo do código durante a transmissão do controle para o veículo e, a partir do momento que eles têm esse acesso, codificam outro equipamento que possibilita também a abertura do veículo”, explica o delegado Osnei Valdir de Oliveira.


    A orientação da polícia é colocar o veículo em estacionamentos seguros. Quando o motorista deixar o automóvel em via pública, ele deve se certificar que o veículo esteja travado.


    G1-SC

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza a Alternativa FM a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade e cookies.
Restaurar padrão do site:
Restaurar