Top 102

Com: Marcinho
Marcinho
  • Banner Noticia
  • notícias


    Pleno afasta inelegibilidade de vereador de Irani mas mantém cassação

    Qui, 03 de Abril de 2014, 07h34min

    O pleno do TRE-SC (Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina) decidiu por unanimidade, na última segunda-feira (31), dar provimento parcial ao recurso interposto pelo vereador Vanderlei Canci (PP), eleito no município de Irani durante as eleições de 2012, afastando a sanção de inelegibilidade, mas mantendo a cassação de seu diploma por captação ilícita de sufrágio (compra de votos).


    Conforme explicação do relator do processo, juiz Ivorí Luis da Silva Scheffer, restou comprovada a ocorrência de troca de votos por quantidades de combustível no posto do candidato Vanderlei Canci. Pelo artigo 41-A da Lei das Eleições, é vedado ao candidato: “doar, oferecer, prometer, ou entregar ao eleitor, com o fim de obter-lhe o voto, bem ou vantagem pessoal de qualquer natureza”. Como prova do ilícito foi apresentado um vídeo no qual a distribuição de combustível em contrapartida do voto de um eleitor foi gravada.


    Apesar de declarada evidente a ilegalidade, o magistrado entendeu que a inelegibilidade não é uma sanção prevista no artigo 41-A da Lei das Eleições, mas sim uma consequência da condenação por corrupção eleitoral. Por esse motivo, afastou a pena de inelegibilidade ao vereador, embora nada impeça que ele ele venha a ser declarado inelegível em um futuro registro de candidatura.


    Da decisão colegiada, expressa no Acórdão nº 29.159, cabe recurso ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral).


    Assessoria de Imprensa do TRE-SC

  • programação

    12:00

    Informativos

    Locutor(a): Automatizado
    13:00

    Top Ten

    Locutor(a): Vagner
    14:00

    Sabado Livre

    Locutor(a): Vagner
  • Banner Lateral Direita
  • facebook

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza a Alternativa FM a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade e cookies.
Restaurar padrão do site:
Restaurar