Alternativa HITS

Com: Vagner
Vagner
  • Banner Noticia
  • notícias


    Ministro diz que governo poderá contratar mais médicos cubanos

    Ter, 05 de Novembro de 2013, 06h39min

    O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou nesta segunda-feira (4) que, se for necessário, poderá assinar um termo aditivo com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) para trazer mais médicos cubanos, além dos 4 mil já contratados, para participar do programa Mais Médicos. A declaração foi feita após a chegada em Brasília, de um grupo de 215 profissionais vindos de Havana, recebidos pelo ministro no aeroporto.


    Padilha explicou que a meta do governo é contratar até março do ano que vem 13 mil médicos para o programa, que tem por objetivo reforçar o atendimento básico em cidades do interior e periferias de grandes metrópoles. Até lá, o governo vai “avaliando mês a mês”, disse, sem detalhar quantos cubanos poderão vir a mais.


    “Se for necessário, nós faremos um aditivo no próprio convênio da Organização Panamericana para trazer mais profissionais médicos, se for necessário. Agora, a meta de 13 mil nós queremos atingir em março. Se for necessário, nós traremos não só mais médicos da cooperação internacional com Cuba, como também de outros países”, afirmou.


    A vinda de profissionais de Cuba recebeu críticas pelo fato de o pagamento ser feito à Opas, que repassa ao governo cubano, que então remunera os profissionais. Os demais médicos do programa recebem, cada um, R$ 10 mil, pagos diretamente em suas contas bancárias, além de ajuda de custo. Pelos 4 mil médicos da ilha, o governo desembolsará R$ 511 milhões até fevereiro de 2014.


    Os 215 cubanos que desembarcaram nesta segunda vieram num voo vindo de Havana que pousou em Brasília por volta das 22h30. Outros 255 devem chegar ainda durante a madrugada e integram um total de 3 mil médicos de Cuba contratados pelo governo na segunda etapa do programa.


    Segundo o Ministério da Saúde, eles devem começar a trabalhar em dezembro. Antes, fazem três semanas de curso sobre doenças mais comuns da região onde irão atuar e conhecer a estrutura hospitalar e de emergência da rede pública.


    G1-SC

  • programação

    15:00

    O melhor da tarde

    Locutor(a): Rodrigo
    16:00

    O melhor da tarde

    Locutor(a): Vagner
    17:00

    Chão Sertanejo

    Locutor(a): Vagner
  • Banner Lateral Direita
  • facebook

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza a Alternativa FM a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade e cookies.
Restaurar padrão do site:
Restaurar