• Banner Noticia
  • notícias


    Mineiros resgatados devem ficar 48 horas em observação

    Qua, 13 de Outubro de 2010, 07h31min

    Passam bem os três primeiros mineiros resgatados na mina San José, em Copiapó, no Chile. Após avaliação médica no hospital de campanha montado próximo à mina, Florencio Avalos, Mario Sepúlveda e Juan Illanes já receberam soro e serão alimentados nas próximas horas. Os mineiros ficarão pelo menos 48 horas em observação.


    Depois de quase 70 dias preso no interior da mina San José, no norte do Chile, o primeiro dos 33 trabalhadores foi resgatado no início da madrugada desta quarta-feira. Florencio Avalos, 31 anos, chegou à superfície exatamente à 0h10min, sob aplausos e gritos das milhares de pessoas presentes no local.


    Casado e com dois filhos, Avalos deixou o refúgio às 23h55min. A viagem de mais de 600 metros — distância entre o refúgio e a superfície — durou exatos 15 minutos. De óculos escuro — por causa da claridade — e vestindo um macacão especial, foi recebido por familiares e autoridades chilenas.


    Uma hora depois da saída de Florencio Ávalos, o segundo mineiro foi resgatado. A cápsula trazendo Mario Sepúlveda, 40 anos, chegou à superfície à 1h09 da madrugada desta quarta-feira. Eletrecista, ele ficou conhecido entre os 33 trabalhadores por ser o porta-voz do grupo. Apresentava os vídeos realizados no interior da mina. Ele foi recebido pela mulher e por autoridades do governo chileno.


    Ao sair da cápsula, Sepúlveda tirou o capacete e presenteou familiares e políticos com pedaços de rochas do interior da jázida. Feliz, ele comemorou seu resgate com gritos e aplausos. Não parou de acenar ao público mesmo quando estava na maca sendo levado ao pronto-socorro montado no acampamento.


    O mineiro Juan Illanes, 52 anos, foi o terceiro dos 33 trabalhadores presos no interior da mina San José, no norte do Chile, a ser resgatado na madrugada desta quarta-feira. Casado e conhecido como veterano do conflito fronteiriço entre Chile e Argentina em 1978, o ex-militar foi recebido pela mulher e o filho na superfície às 02h08min.


    Inicialmente prevista para as 20h, a operação de resgate dos mineiros atrasou por mais de duas horas . Após uma sequência de testes, o socorrista Manuel González partiu para o interior da mina às 23h19. Chegou ao refúgio 16 minutos depois. Ao sair da cápsula, orientou Florencio Avalos antes da subida.


    Fonte: DC

  • programação

    00:00

    Madrugada Alternativa

    Locutor(a): Automático
    04:00

    Sertãoneja

    Locutor(a): Pedro Neto
  • Banner Lateral Direita
  • facebook

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza a Alternativa FM a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade e cookies.
Restaurar padrão do site:
Restaurar