• Banner Noticia
  • notícias


    Indústria catarinense tem desempenho negativo em 2012

    Sex, 14 de Dezembro de 2012, 06h18min

    A indústria catarinense viveu um ano ruim mas está confiante em boa recuperação em 2013, aponta relatório divulgado nesta quinta-feira pela Fiesc. Com dados acumulados de janeiro a outubro, a produção das indústrias de SC apresenta queda de 2,9% em relação ao mesmo período do ano passado, o que indica que o resultado dos 12 meses também deve fechar no vermelho.


    As empresas do Estado acompanham o cenário nacional. O ano de 2012 registrou condições de atividade industrial relativamente fracas, tanto nos países emergentes quanto nos desenvolvidos. No Brasil as diversas ações governamentais implementadas com o objetivo de estimular a produção industrial não tiveram os efeitos esperados. O PIB do país cresceu apenas 0,7% até setembro em relação a 2011.


    Em Santa Catarina, embora vários indicadores tenham apresentado crescimento, o desempenho da indústria ficou abaixo do desejado principalmente em termos de produção e comércio internacional. Na produção industrial do Estado, as principais quedas ocorreram em máquinas, aparelhos e materiais elétricos e veículos automotores. Já o destaque positivo ficou por conta da produção da linha branca, favorecida pelo desconto do IPI.


    Em termos de emprego, a indústria de transformação catarinense foi a 3ª maior geradora de postos de trabalho em 2012 comparando com outros estados, com a abertura de 31.691 mil vagas até outubro. Todos os segmentos de atividade industrial apresentaram aumento, com exceção de material de transporte. A indústria de transformação de SC foi responsável por 37% dos empregos gerados no estado em 2012 até outubro. Apesar do aumento do emprego no ano, o ritmo das admissões em nossa indústria de transformação foi perdendo força mês a mês.


    As vendas industriais de SC registraram crescimento de 8,8% até outubro na comparação com o mesmo período de 2011. O maior crescimento ocorreu em máquinas e equipamentos (linha branca) e principal declínio em produtos de metal voltados a autopeças.


    DC

  • programação

    00:00

    Paixão Sertaneja

    Locutor(a): Tatiane Dós
    01:30

    Madrugada Alternativa

    Locutor(a): Automática
    04:00

    Sertãoneja

    Locutor(a): Pedro Neto
  • Banner Lateral Direita
  • facebook

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza a Alternativa FM a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade e cookies.
Restaurar padrão do site:
Restaurar