Madrugada Alternativa

Com: Automático
Automático
  • Banner Noticia
  • notícias


    Hospital detecta superbactéria e dois pacientes são monitorados em UTI

    Ter, 06 de Maio de 2014, 07h28min

    Exames detectaram uma superbactéria no Hospital Regional do Oeste, em Chapecó. Dois pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) estão infectados com o micro-organismo. De acordo com a Secretaria de Saúde, os pacientes estão sendo monitorados, mas passam bem.


    De acordo com a unidade de saúde, a bactéria afeta o sistema respiratório, mas pode ser controlada com a ajuda de antibióticos. Segundo o infectologista Hugo Noel, a bactéria é chamada ‘Acinetobacter’ e outros hospitais, inclusive o Hospital Regional, já tiveram surtos.


    “Outros hospitais de grande porte já foram infectados. Através de exames laboratoriais nós constatamos a presença dela. Não significa que as pessoas estão com a doença, mas que a bactéria está no ambiente e nas pessoas e é preciso monitorar, porque sempre há risco. E ela é de fácil contágio e pode ser transmitida até pelo aperto de mão, por isso há a necessidade de que medidas para o hospital e para a comunidade sejam lançadas”, explicou.


    Ainda segundo ele, diversas entidades estão envolvidas nas ações para que a disseminação da bactéria seja bloqueada. “Foi detectada uma bactéria, foi dado o alerta, a partir disso, a direção do hospital e o controle de vigilância do estado estão agindo para que a gente bloqueie a disseminação e isso possa repercutir na segurança. Estamos evitando o fluxo de pessoas no hospital, o fluxo no horário especial de visitas, foram feitas higienizações em aparelhos, porque agora precisamos esperar o tempo, que é natural, para que a bactéria se dissemine”, disse.


    A unidade também diz que a Vigilância Epidemiológica estadual foi notificada e todas as medidas para o combate foram tomadas. Não houve necessidade de interditar a UTI.


    G1-SC

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza a Alternativa FM a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade e cookies.
Restaurar padrão do site:
Restaurar