• Banner Noticia
  • notícias


    Estudo aponta má qualidade da água

    Qua, 20 de Julho de 2011, 07h46min

    A qualidade da água está ruim ou péssima em 9% dos pontos monitorados em todo o Brasil, diz um estudo da Agência Nacional de Águas (ANA), divulgado ontem. Os locais onde a água é de pior qualidade se concentram próximo das regiões metropolitanas de São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e cidades de médio porte, como Campinas (SP) e Juiz de Fora (MG). Os dados do Relatório de Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil - Informe 2011 são de 2009, referentes a 1.747 pontos de monitoramento, que funcionam como estações de medição da qualidade da água especificamente para analisar a contaminação pelo lançamento de esgoto.


    “Temos áreas sensíveis que têm a ver particularmente nas áreas urbanas com a contaminação com esgoto ou ausência de saneamento, e áreas com melhoria expressiva do índice de qualidade da água, que mostram que as políticas de intervenção em saneamento estão dando resultado na qualidade”, disse a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. O Relatório mostra que a prática da irrigação é responsável por 69% do consumo de água do país, ante 7% da atividade industrial. Do total da amostra, a qualidade foi considerada ‘‘boa’’ em 71% dos pontos monitorados, ‘‘regular’’ em 16% e ‘’ótima’’ em apenas 4%. Na análise anterior, de 2008, 10% dos pontos foram considerados como de “ótima qualidade”. Na Região Hidrográfica Atlântico Sul, abrangendo porções do PR, SC e RS, 80,6% da população (11,6 milhões) é abastecida por água, mas todas as unidades hidrográficas apresentam baixo nível de atendimento por esgoto, de 22,4% a 45,1% - abaixo da média do país (47,2%).


    Fonte: BLOD DO CLAUDÉRIO / CORREIO DO POVO

  • programação

    00:00

    Paixão Sertaneja

    Locutor(a): Tatiane Dós
    01:30

    Madrugada Alternativa

    Locutor(a): Automática
    04:00

    Sertãoneja

    Locutor(a): Pedro Neto
  • Banner Lateral Direita
  • facebook

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza a Alternativa FM a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade e cookies.
Restaurar padrão do site:
Restaurar