Top 102

Com: Marcinho
Marcinho
  • Banner Noticia
  • notícias


    Dilma: foram feitas interpretações erradas sobre inflação e crescimento

    Qui, 28 de Março de 2013, 07h31min

    A presidente Dilma Rousseff afirmou, em nota, nesta quarta-feira à tarde que foram feitas interpretações “equivocadas” sobre seu comentário a respeito da ligação entre o combate à inflação e o crescimento econômico feito em Durban, na África do Sul.


    “Foi uma manipulação inadmissível de minha fala. O combate à inflação é um valor em si mesmo e permanente do meu governo”, segundo a nota divulgada no Blog do Planalto - que estava fora do ar por volta das 17h desta quarta-feira. O comunicado foi disponibilizado pela Secretaria de Imprensa da Presidência da República a pedido do Terra.


    Segundo a nota, a declaração foi feita após a presidente tomar conhecimento de que “agentes do mercado financeiro estavam interpretando erroneamente seus comentários como expressão de leniência em relação à inflação. A presidenta solicitou ao presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, que também desse esclarecimentos sobre o assunto”.


    Mais cedo, em coletiva para jornalistas, a presidente disse que não concordava com políticas que combatem a inflação e que “olhem a questão da redução do crescimento econômico, até porque, nós temos uma contraprova dada pela realidade”, disse a presidente em Durban, onde participa da 5ª Cúpula do Brics (grupo de países emergentes formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).


    “Nós vemos um baixo crescimento no ano passado, e houve um aumento da inflação, porque teve um choque de oferta devido à crise. Um dos fatores era externo”, argumentou a presidente. Em 2012, a economia brasileira cresceu apenas 0,9%, mas a inflação ficou bem acima do centro da meta do governo, de 4,5%, atingindo 5,84%. E no início deste ano, no acumulado em 12 meses, ela está bem próxima de 6,5%, o teto da meta.


    Amanhã, será divulgado o relatório trimestral do Banco Central que fala sobre as perspectivas para a inflação no ano. Atualmente, o País passa por uma encruzilhada financeira: por um lado, precisa adotar medidas para retomar o crescimento e, por outro, tem de manter a inflação sob controle.


    TERRA

  • programação

    11:00

    Top 102

    Locutor(a): Marcinho
    12:00

    Informativos

    Locutor(a): Automatizado
    13:00

    Top Ten

    Locutor(a): Vagner
  • Banner Lateral Direita
  • facebook

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza a Alternativa FM a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade e cookies.
Restaurar padrão do site:
Restaurar