Playlist

Com: Juarez
Juarez
  • Banner Noticia
  • notícias


    Dengue: 1º caso é confirmado em SC

    Seg, 15 de Abril de 2013, 07h18min

    A Secretaria de Estado da Saúde comunica que, na última sexta-feira, 12, foi confirmado o primeiro caso de contágio de dengue em território catarinense, em 2013. Uma moradora de Chapecó foi picada pelo mosquito Aedes Aegypti em Santa Catarina.


    Até então, Santa Catarina era o único estado do Brasil que não havia apresentado sequer um caso de contaminação autóctone, ou seja, contraída internamente. Todos os pacientes aqui atendidos haviam sido infectados em outras regiões brasileiras. O Estado mantinha esta condição apesar do aspecto geográfico, pois os vizinhos Paraná e Rio Grande do Sul têm essa doença como endemia, o que deixou Santa Catarina em uma posição de fragilidade.


    O município de Chapecó registra 759 focos do mosquito transmissor da dengue, número que representa metade dos focos detectados no Estado – realidade esta que preocupa o governo. A região central de Chapecó, que compreende uma área de 70 mil imóveis e abriga cerca de 75% da população, é a área mais preocupante.


    O contágio de uma pessoa é sinônimo de alerta para a importância de se combater as larvas do mosquito. As secretarias de Saúde de Chapecó e do Estado estão intensificando os trabalhos de eliminação de recipientes que possam acumular água (dessa forma, é possível diminuir as possibilidades que o mosquito tem de se proliferar) e estruturação de atendimento médico aos possíveis casos de contaminação.


    Porém, os agentes de saúde não conseguem ser eficazes sem o engajamento da população. Por isso, a Secretaria de Estado da Saúde orienta a população no sentido de eliminar qualquer recipiente que acumule ou possa acumular água - sobretudo as caixas-d’água, que devem estar vedadas; as calhas, que, quando sujas, impedem a passagem da água e fazem com que o líquido se acumule; além de vasos de plantas e pneus. Somente o envolvimento de toda a sociedade catarinense pode eliminar a circulação viral.


    Assessora de Comunicação / Secretaria de Estado da Saúde

  • programação

    10:00

    Conectados

    Locutor(a): Rodrigo
    11:00

    Conectados

    Locutor(a): Rodrigo
    12:00

    Bailão Sertanejo

    Locutor(a): Rodrigo
  • Banner Lateral Direita
  • facebook

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza a Alternativa FM a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade e cookies.
Restaurar padrão do site:
Restaurar