Curva do viaduto pode ser modificada pelo Dnit/SC devido acidentes
Sáb, 12 de Julho de 2014, 08h17min
A curva próxima ao viaduto, na BR-282, há anos tem sido ponto de diversos acidentes, e até grandes tragédias. Quando se refere aquele trecho da rodovia, é impossível esquecer o acidente, de 2002 onde quatro pessoas perderam a vida. Todos ocupavam um veículo que fazia entrega de compras de um supermercado. O mais recente, e que ganhou repercussão nacional, foi o acidente envolvendo um caminhão do Exército Brasileiro, onde duas pessoas morreram.
Na intenção de evitar novos registros, a alternativa é através do Dnit/SC, que realize um estudo geométrico para verificar a possibilidade de alterar as condições da curva.
O engenheiro Izaldo Kondlatsch, que também é fiscal das obras realizadas na BR-282 pela empresa TV Técnica Viária, explica que alterar o traçado da curva não há condições, por uma série de limitações, entre elas, a proximidade com o viaduto. Porém, garantiu que é possível mexer na elevação da pista.
- Uma curva é calculada com sobrelargura e superelevação, isto é, o lado interno dela deve ser mais baixo que o externo para favorecer a geometria. Podemos realizar um estudo da sobre largura desta curva, que assim, vai favorecer os veículos maiores que passam por ela, não jogando mais para fora, ocorrendo então à força centrípeta – explica.
Izaldo observa que este tipo de alteração tende e, muito, a melhorar a situação. Mas, destaca que como o trecho é no perímetro urbano de Xanxerê, será necessário também um trabalho de sinalização, informando aos motoristas que naquele trecho a velocidade máxima permitida, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, é 60 km/h.
- Claro que temos as condições da pista, desta curva, onde podemos fazer o estudo, mas existe a questão da sinalização e, ainda mais, a conscientização desses motoristas, pois é um trecho em que não se percorre em alta velocidade – reforça o engenheiro.
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