Madrugada Alternativa

Com: Automático
Automático
  • Banner Noticia
  • notícias


    Chapecó termina obras no aeroporto e aguarda liberação de voos

    Qua, 20 de Junho de 2012, 07h15min

    A reforma da pista do Aeroporto Serafim Enoss Bertaso, de Chapecó, está concluída. Os relatórios de finalização foram entregues nesta terça na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).


    O documento contém 500 páginas, incluindo notas das compras, relatórios técnicos, testes de atrito e resistência da pista. Antes da restrição, a pista tinha o conceito PCN 34, que é um grau de resistência do pavimento que permitia o pouso de Boeing 737, com 144 lugares. Com os problemas na pista, o PCN foi rebaixado para 16, o que permitia apenas pouso de aeronaves com até 62 passageiros. A expectativa agora é de que a Anac aprove o PCN 54, que permitira aeronaves com até 200 passageiros.

     

    Os dois quilômetros de pista estão concluídos, faltando apenas a pintura do estacionamento e a colocação de grama ao redor. De acordo com a assessoria de comunicação da Anac, a partir do recebimento da documentação a agência tem 15 dias para fazer a vistoria técnica. Depois disso, tem mais cinco dias para se manifestar sobre a abertura do tráfego aéreo, se as exigências forem cumpridas.

     

    Neste ano, no dia 1º de março houve a restrição de voos e o aeroporto passou a funcionar com aeronaves de até 62 passageiros. No dia 21 de abril foi o último dia de operação.

     

    A presidente do Chapecó Convention e Visitors Bureau, Miriam Filippi, defende que as entidades de Chapecó devem pressionar a Anac para que agilize a liberação.

     

    Antes do fechamento, o aeroporto de Chapecó tinha oito voos diários e movimentava 23 mil pessoas por mês. O prefeito de Chapecó, José Cláudio Caramori, espera que a equipe da Anac venha ainda nesta semana para vistoria.

     

    DC

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza a Alternativa FM a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade e cookies.
Restaurar padrão do site:
Restaurar