A Noite é nossa

Com: Marcinho
Marcinho
  • Banner Noticia
  • notícias


    Central de Plantão de Polícia de Xanxerê vai atender toda região

    Sáb, 26 de Abril de 2014, 08h08min

    As delegacias das comarcas que integram a 16ª Delegacia Regional de Polícia (DRP) de Xanxerê não terão mais o regime de plantão em períodos noturnos e durante as madrugadas a partir do dia 1º de maio, próxima quinta-feira. A criação da Central de Plantão de Polícia será responsável pelos registros de ocorrências que aconteçam entre as 18h e 8h da manhã, além de finais de semana e feriados nas comarcas de Ponte Serrada, Xaxim e Abelardo Luz.


    Uma portaria assinada pelo delegado regional Aden Claus Ceber Pereira, publicada na última quarta-feira (23), indica que a medida entrará em vigor já daqui a uma semana. A central, instalada em Xanxerê, vai contar com uma equipe de delegado, escrivão e agentes para atender, que segundo Aden, com mais eficácia e rapidez os casos de prisões em flagrante.


    - Também cria a possibilidade desta equipe se deslocar para locais de ocorrência de delitos de maiores proporções para dar os atendimentos de Polícia Judiciária que se imponham, o que atualmente não é feito - considera o delegado para o portal de notícias Oeste Mais.


    O delegado aponta que entre os motivos para a mudança está a Resolução 001/GAB/DGPC/SSP/2014, que não permite mais a escala de sobreaviso dos policiais civis de Santa Catarina. O reduzido número de policiais (delegados, escrivães e agentes) nas comarcas de Abelardo Luz (seis), Ponte Serrada (três) e Xaxim (sete) também aparece entre as razões.


    Segundo Aden, além do mais, nos últimos meses, 13 policiais civis deixaram a região por motivo de aposentadoria, exoneração ou transferência sem que houvesse reposição. Fora isso, mais dois escrivães estão em processo de aposentadoria e um número elevado de policiais já conta com tempo de serviço suficiente para se aposentar.


    Ajuda das prefeituras


    O delegado reconhece que se não fosse o apoio de pessoas cedidas pelas prefeituras ou profissionais terceirizados, as delegacias certamente estariam sem condições de prestar o mínimo atendimento. Aden ainda revela que a falta de suporte investigativo está fazendo com que procedimentos policiais (inquéritos e termos circunstanciados) sejam parados ou ao menos fiquem longe de uma solução, “ocasionando, não raras vezes, seus arquivamentos”, pontua.

     

    Melhoria do serviço


    De acordo com Aden, manter policiais civis em plantão noturno em algumas delegacias da região é imensamente improdutivo, pois são raras vezes que a delegacia é procurada nestes horários para registro de um simples Boletim de Ocorrência de fatos atípicos ou não urgentes. O delegado acredita que com os policiais diariamente no expediente das comarcas, já que todo o efetivo das delegacias vai passar a atuar entre as 8h e 18h, haverá melhora na produção das investigações e mais agilidade nos trâmites dos procedimentos e requisições da Justiça e do Ministério Público.


    Ele também lembra que a Polícia Militar catarinense tem atribuição para confeccionar Termo Circunstanciado (TC) e Boletim de Ocorrência (BO). Além disso, os cidadãos podem registrar fatos menos graves através da Delegacia Eletrônica na internet.


    Fique atento


    A mudança entrará em vigor na próxima quinta-feira, dia 1º de maio. Portanto, caso seja necessário o registro de BO sobre crimes de relevância pequena (entre as 18 e 8 horas de segunda à sexta, além de feriados e finais de semana), acesse a Delegacia Eletrônica. Os casos de flagrante serão encaminhados até a Central de Plantão de Polícia, em Xanxerê. (Oeste Mais)


    TudoSobreXanxerê

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza a Alternativa FM a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade e cookies.
Restaurar padrão do site:
Restaurar