Sabado Livre

Com: Vagner
Vagner
  • Banner Noticia
  • notícias


    Agentes prisionais continuam greve após TJ declarar ilegal o movimento

    Sáb, 22 de Março de 2014, 08h40min

    O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) declarou na última quinta-feira (20), a ilegalidade da greve dos agentes prisionais e determinou o imediato retorno ao trabalho dos servidores. De acordo com o site RedeComSC, a medida atendeu ao pedido da Procuradoria-Geral do Estado (PGE). O desembargador Cid Goulart atribuiu uma pena de multa diária de R$ 100 mil e desconto salarial dos dias parados, caso eles não retornem ao trabalho. A situação em Xanxerê, diante da determinação, se mantém a mesma, ou seja, os agentes permanecem de braços cruzados, desde a segunda (17), até um comunicado do sindicato da categoria.


    Alguns atendimentos ficaram comprometidos, como a suspensão as visitas, banhos de sol, escoltas ao Fórum e trabalhos em oficinas tanto externa como interna. Conforme apurou a reportagem do TUDOSOBREXANXERE.com.br junto a um dos agentes penitenciários que está engajado na paralisação, André Luiz Alves, na manhã desta sexta-feira (21), o comando estadual repassou que o Sintespe ainda não foi oficialmente informada da decisão do TJ.


    - O sindicato ainda não foi informado, mas essa decisão cabe recurso. Os 22 agentes penitenciários de Xanxerê continuam em greve, apenas um agente não aderiu à paralisação. Os casos mais graves estamos recebendo detentos mediante determinação judicial expressa, mas é algo que o comando estadual irá avaliar ainda hoje. Os atendimentos essenciais como saúde e alimentação seguem normalmente – explica André.


    O agente penitenciário informou ainda que na última quinta-feira (20) ocorreu uma reunião na capital do Estado para rever as propostas. Diante disso, uma reunião teria sido marcada com o governador Raimundo Colombo para as negociações.


    - Depois dessa decisão do TJ não sei como ficou se haverá ou não a reunião com o governador, pois o comando estadual ainda não me repassou nada. O que temos de novidade é que o diretor do Deap tem acompanhando nosso movimento e comunicou o sindicato que se compromete junto ao governo do Estado a rever o plano de carreira – frisa.


    Em Xanxerê, os 250 detentos foram comunicados ainda no início da semana sobre a mobilização dos agentes penitenciários.


    Confira a pauta de reivindicação:


    •  Isonomia das gratificações, estendendo a todos os servidores a recém-criada Gratificação de PRÓ-EFICIÊNCIA;
    •  Novo Plano de Carreiras e Vencimentos;
    •  Aumento do valor do Vale Alimentação;
    •  Recomposição nos vencimentos das perdas salariais históricas, de acordo com a inflação;
    •  Cumprimento do Art. 1º da Lei nº 15.695/2011(o reajuste anual dos vencimentos pela inflação);
    •  Reajuste das diárias em 100% e pagamento de diárias para viagens a municípios limítrofes;
    •  Concurso Público em todos os órgãos do Poder Executivo;
    •  Melhoria das condições de trabalho;
    •  Antecipação do cronograma de pagamento da Gratificação de Produtividade;
    •  Não desconto dos dias parados e nenhuma punição ou retaliação aos grevistas; e
    •  Calendário de reuniões de negociação entre o Governador e a Comissão de Negociação.


    TudoSobreXanxerê

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza a Alternativa FM a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade e cookies.
Restaurar padrão do site:
Restaurar