• Banner Noticia
  • notícias


    Acordo confirma deputado xanxerense Gelson Merisio como presidente da Alesc

    Sex, 07 de Novembro de 2014, 06h31min

    A expressiva votação que o deputado estadual, Gelson Merisio, também xanxerense, recebeu nessas eleições, já apresenta seus efeitos. Com 119.280 votos, o mais votado, seu nome surgiu naturalmente para assumir a presidência da Assembleia Legislativa. O que era especulação passou a ser uma possibilidade real após uma série de tratativas, que durou cerca de duas semanas, para definir o quadro para 2015. A expectativa é que Merisio tenha uma votação unânime, dos 40 deputados, na eleição do dia primeiro de fevereiro de 2015.


    Merisio já comandou a Alesc, em 2010, quando em acordo com o deputado Jorginho Mello, assumiu a presidência. Nos dois anos seguintes, 2011 e 2012, esteve a frente da Casa, como representante também de Xanxerê e região.


    O acordo, já fechado, não é comentado por líderes político, mas na capital do Estado, diversos colunistas apontaram o xanxerense como futuro presidente. O colunista político de Santa Catarina, Moacir Pereira, do Diário Catarinense, citou em seu blog que o PMDB decidiu apoiar Merisio, para presidente. Leia a nota:


    “A posse dos novos deputados e eleição da mesa será no dia 1o. de fevereiro de 2015. O vice-presidente será o deputado Aldo Schneider, do PMDB. As bancadas do PT, do PSDB e do PP já aprovaram participação na Mesa com Merísio na presidência”.


    Já Upiara Boschi, do blog Bloco de Notas, do Diário Catarinense, disse que ainda faltam conversas com alguns deputados de partidos isolados, mas a composição está fechada. Confira a nota:
    “Merísio terá como vice-presidente o deputado Aldo Schneider (PMDB), atual líder do governo na Assembleia. Dessa forma, o deputado peemedebista se credencia a disputar a presidência na segunda metade da legislatura. Também caberá ao PMDB preencher a vaga de 3º secretário. O nome deve ser escolhido na próxima semana, após reunião da bancada. Caberá à bancada do PSDB indicar o 2º vice-presidente – o nome também não foi definido. O cargo de 1º secretário, muito importante na burocracia da Assembleia, será do PP e já tem indicação certa: Sílvio Dreveck.


    O PT vai indicar o 2º secretário, ainda em definição. A mesa diretora será completada pela presença de um representante dos demais partidos na vaga de 4º secretário. Essa vaga ainda está em discussão.”


    O colunista Roberto Azevedo, do Notícias do Dia, também abordou a definição de Merisio para presidente da Alesc. Confira parte da nota:
    “O assunto eleição do comando do Legislativo Estadual já dividia espaço em meio aos debates sobre a eleição presidencial no segundo turno. Merisio era o assunto principal da bancada do PMDB maior da Assembleia e que pretende voltar à presidência na atual legislatura por dois anos. Comenta-se, a boca pequena, que poderia até repartir o mandato entre dois parlamentares peemedebistas” .


    TSX

  • programação

    00:00

    Paixão Sertaneja

    Locutor(a): Tatiane Dós
    01:30

    Madrugada Alternativa

    Locutor(a): Automática
    04:00

    Sertãoneja

    Locutor(a): Pedro Neto
  • Banner Lateral Direita
  • facebook

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza a Alternativa FM a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade e cookies.
Restaurar padrão do site:
Restaurar