A Noite é nossa

Com: Marcinho
Marcinho
  • Banner Noticia
  • notícias


    Última semana de inverno deve ter tempo instável em Santa Catarina

    Seg, 17 de Setembro de 2018, 07h20min

    Os últimos dias de inverno devem ser de tempo instável, com possibilidade de chuva em Santa Catarina. De acordo com o Epagri/Ciram, o ciclone tropical que está na região da costa catarinense pode continuar causando chuvas isoladas nas cidades litorâneas, pelo menos até terça-feira (18).


    A estação mais fria do ano, que se encerra no sábado (22), foi considerada dentro da normalidade, apesar de um período mais seco entre junho e julho. Nos meses seguintes, as chuvas mais intensas restabeleceram o padrão para os meses, de acordo com a meteorologista Marilene de Lima, da Epagri/Ciram.


    Da mesma forma, ela observa que o frio da estação também esteve presente, com episódios de neve em pelo menos duas oportunidades, nos dias 10 de julho e 9 de agosto.


    Temperaturas mais altas


    Para os próximos meses, a expectativa é de que as temperaturas fiquem acima da média, apesar de setembro ter começado com dias mais frios. Também estão previstos nevoeiros marítimos no litoral, que podem se estender até o período da tarde.


    Previsão de El Niño


    Conforme um boletim climático para os meses de setembro, outubro e novembro, as águas do Oceano Pacífico apresentaram temperaturas acima do normal, no mês de julho. Isso aumenta para 70% a possibilidade de incidência do fenômeno conhecido como El Niño.


    Esse fenômeno altera as condições climáticas esperadas para as estações em todo o planeta. Na região Sul do Brasil, ele se caracteriza pelo aumento da possibilidade de chuvas, especialmente durante o verão.


    Cuidado com embarcações


    A previsão da Epagri/Ciram também aponta a probabilidade de alta incidência de ciclones extratropicais na costa do Sul do Brasil. Durante esses fenômenos, além da chuva, há a possibilidade de mar agitado, que compromete a segurança de navegação, principalmente para pequenas embarcações.


    Nevoeiros associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade, também são esperados para os próximos meses. Ressalta-se que na primavera em áreas costeiras o nevoeiro marítimo pode estender-se por mais tempo, da noite até parte da tarde do dia seguinte.


    DC

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza a Alternativa FM a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade e cookies.
Restaurar padrão do site:
Restaurar