Paixão Sertaneja

Com: Tatiane Dós
Tatiane Dós
  • novidades


    Testes de Covid-19 são flagrados no lixo em cidade de SC

    Sex, 21 de Janeiro de 2022, 07h33min

    Centenas de testes rápidos para detecção de anticorpos da Covid-19, da fabricante Basall, foram encontrados no Centro de Triagem e Compostagem de Rio do Oeste, no Alto Vale do Itajaí, para onde vai o lixo domiciliar da cidade. Por meio de vídeo divulgado na internet, a prefeitura justificou, na última quarta-feira (19), que fez o descarte porque eles seriam “ineficazes”. As caixas tinham validade até junho.


    Em vídeo publicado pela prefeitura nesta quarta-feira (19), o secretário de Saúde, Odair José Martins, diz que a prefeitura vai instaurar sindicância para investigar o ocorrido, mas ressalta que não haviam usado porque os testes seriam “ineficazes”. As caixas foram recolhidas pela Vigilância Sanitária, onde ficarão durante a apuração dos fatos.


    “Assim que elucidados todos os fatos envolvidos e concluídas as investigações informaremos o resultado a toda a população”, esclarece o secretário de Saúde.


    Ainda no mesmo vídeo a médica do sistema público de saúde do município, Mariela Paese, afirma que os testes foram recebidos do Governo Federal no início da pandemia e reforça que foram descartados por não serem antígenos, e sim detectarem a presença de anticorpos.


    A médica conta que a prefeitura está recebendo do Governo do Estado o teste rápido antígeno, e que por isso os da fabricante Basall não foram utilizados.


    “A gente nunca indicou porque não eram eficazes, não tinham confiança suficiente”, conta. Mariela ainda finaliza dizendo que não vê motivo “para esse auê todo que estão fazendo”.


    FONTE: NDMAIS

Restaurar padrão do site:
Restaurar
Copyright 2009 - Alternativa 102.7 FM Desenvolvido por: 2OP