SC prevê aumentar em 80% o número de delegacias especiais
Sex, 04 de Julho de 2025, 08h16min
O governo de Santa Catarina quer aumentar em 81% o número de unidades especializadas no combate à violência contra à mulher, aos adolescentes e aos idosos em até 10 anos. O projeto faz parte do Plano Estadual de Combate à Violência contra as Mulheres, publicado no Diário Oficial na quarta-feira (2), que elenca uma série de medidas para fortalecer a rede de proteção às vítimas.
Segundo a Polícia Civil, hoje existem 32 delegacias de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCamis) no estado. A meta é criar mais 26 unidades especializadas até 2035, entre DPCamis e outras, totalizando 58.
Quatro delas devem ser abertas até 2027. As cidades que receberão as novas unidades são: Joinville, Florianópolis, Blumenau, São José, Itajaí, Chapecó, Palhoça, Criciúma, Jaraguá do Sul, Lages, Brusque, Camboriú, Navegantes, Itapema, Biguaçu, Gaspar, Indaial, Içara, Tijucas, Imbituba, São Francisco do Sul, Barra Velha e Araquari.
Segundo o delegado Marcelo Nogueira, a criação acontecerá da seguinte forma:
Em municípios com mais de 50 mil e menos de 150 mil habitantes, serão criadas DPCamis;
Nos municípios com mais de 150 mil e até 300 mil habitantes, serão criadas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAM) e outra para criança, adolescente e idoso;
Nos municípios com mais de 300 mil habitantes, serão criadas DEAM, outra para criança, adolescente e idoso e outra para apuração de ato infracional (quando é adolescente em conflito com a lei).
Entre as outras medidas propostas no plano estadual, estão a expansão do horário de atendimento de 40% das DPCAmis até 2027. O projeto prevê que, em 10 anos, as unidades dos principais municípios de cada região tenham atendimento 24 horas.
No entanto, não é especificado no plano a data de quando as medidas serão implantadas. Detalhes devem ser divulgados em breve, em um lançamento do plano.
FONTE: G1-SC