A Noite é nossa

Com: Marcinho
Marcinho
  • Banner Noticia
  • notícias


    Governo de SC autoriza retomada de cirurgias eletivas nos hospitais

    Sex, 14 de Maio de 2021, 07h32min

    A Secretaria da Saúde de Santa Catarina publicou na noite desta quinta-feira (13) a portaria 505/2021, que autoriza a retomada por parte dos hospitais das cirurgias eletivas, aquelas que são agendadas e não são de urgência ou emergência, de média e alta complexidade. A medida vale para unidades públicas, filantrópicas e privadas.


    Porém, os hospitais precisam cumprir alguns requisitos. Eles devem continuar atendendo pacientes da Covid-19, respeitando os leitos reservados para a pandemia.


    Os hospitais também não podem retomar cirurgias eletivas se estiverem com falta de medicamentos anestésicos intravenosos e bloqueadores neuromusculares e que, por isso, estejam recebendo complementação de estoques por meio da Diretoria de Assistência Farmacêutica.


    Esses remédios são usados para pacientes em terapia intensiva. O objetivo é que o hospital sempre tenha estoque desses medicamentos para que consiga atender aos procedimentos de média e alta complexidade.


    “É vedado à Unidade Hospitalar restringir ou negar o recebimento de paciente em Unidade de Terapia Intensiva sob a alegação de falta de fármacos anestésicos intravenosos e bloqueadores neuromusculares, uma vez que esteja realizando procedimentos cirúrgicos eletivos competindo pelos mesmos fármacos”, diz a portaria.


    As cirurgias eletivas de média e alta complexidade foram suspensas em 22 de fevereiro para que não faltassem os medicamentos sedativos ou não houvesse vagas para tratamento dos pacientes do coronavírus.


    De acordo com o boletim desta quinta do governo do estado, a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva da rede pública era de 92,74%, contando UTI geral e os leitos reservados para pacientes da Covid-19.


    Informações do G1-SC

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza a Alternativa FM a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade e cookies.
Restaurar padrão do site:
Restaurar