Conectados

Com: Vagner
Vagner
  • Banner Noticia
  • notícias


    Conta de luz vai ficar mais cara em SC

    Sex, 24 de Julho de 2009, 08h14min

    O novo aumento das tarifas cobradas na conta de luz será divulgado na primeira semana de agosto, que é o mês tradicional de reajuste anual das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), determinado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).


    Segundo a assessoria de comunicação, a documentação com os custos e investimentos das centrais foram encaminhados à Aneel, que é quem determina o novo valor a ser cobrado dos consumidores.


    Dia 7 de agosto é a data estabelecida pela Aneel para a nova cobrança. De acordo com a Celesc, os consumidores que têm vencimento, por exemplo, no dia 10, pagarão a tarifa antiga até dia 6 e a nova a partir do dia 7.


    Em 2008, houve queda de 7% na cobrança de tarifas aos consumidores residenciais devido a uma revisão tarifária realizada a cada quatro anos. Porém, a tendência para este ano é de aumento no índice da cobrança.


    Segundo o chefe de departamento de mercado, tarifas e comercialização de energia da Celesc, João Batista de Souza, os reajustes são determinados por fatores como a variação cambial, os encargos setoriais, e o custo do transporte pelas linhas de transmissão até chegar à rede elétrica distribuidora.


    Souza explica ainda que a conta de luz é composta por duas parcelas, sendo que uma delas corresponde a mais de 80% do total pago pelos consumidores. A outra parcela corresponde a 19% que a Celesc tem de recurso para operar, manter e expandir o sistema elétrico.


    (Fonte: CBN/DIÁRIO)

  • programação

    12:00

    Bailão Sertanejo

    Locutor(a): Vagner
    13:00

    Coração Sertanejo

    Locutor(a): Vagner
    14:00

    Alternativa HITS

    Locutor(a): Vagner
  • Banner Lateral Direita
  • facebook

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza a Alternativa FM a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade e cookies.
Restaurar padrão do site:
Restaurar