O melhor da tarde

Com: Rodrigo
Rodrigo
  • Banner Noticia
  • notícias


    Cinco meses após tornado, começa instalação da rede elétrica em Xanxerê

    Sáb, 03 de Outubro de 2015, 08h07min

    Começou na tarde desta sexta-feira (2) a instalação da rede elétrica de Xanxerê, no Oeste catarinense, cidade atingida por um tornado em abril. Serão reativados postes em vias públicas que estão há mais de cinco meses às escuras em alguns bairros.


    Segundo a empresa responsável, o trabalho foi interrompido pela chuva nesta sexta. As atividades começaram no bairro Bortolon. De acordo com o diretor da empresa, Marcelo Trapp, os técnicos fizeram a instalação da rede em cinco ou seis postes antes do início da chuva, que impossibilita o trabalho devido ao risco para os eletricistas.


    É preciso instalar a rede em 600 postes da área atingida pelo tornado, que inclui sete bairros, segundo o diretor. Com bom tempo, é possível realizar o trabalho em 30 a 40 deles por dia. Os postes já estão erguidos, mas ainda é necessária a instalação da rede elétrica.


    Os trabalhos são feitos com dois eletricistas em uma caminhonete. Segundo o diretor, a prefeitura pediu prioridade para pontos em frente a escolas, igrejas e vias de acesso aos bairros. A instalação completa da rede deve ficar pronta até o final do ano.


    Licitação


    Para a contratação, foi feita uma licitação na modalidade concorrência pública, informou a prefeitura. O processo foi homologado em 25 de setembro e o contrato com a empresa EFJ Instalações vale por um ano.


    A vencedora da licitação precisa fornecer o material, a mão de obra e o serviço. Além da região atingida pelo tornado, ela deve fazer a manutenção de toda a rede elétrica do município.


    Todo o trabalho será fiscalizado por um engenheiro da prefeitura, afirmou o coordenador do setor de licitações da prefeitura, Jucimar Bortoncello.


    Tornado


    O município decretou estado de calamidade pública depois que um tornado atingiu a cidade no dia 20 de abril. Quatro pessoas morreram na cidade - o funcionário de uma obra, um motorista e o filho dele, de 8 anos, e uma dona de casa de 63 anos. Mais de 90 ficaram feridas e pelo menos 2 mil casas foram danificadas pelos fortes ventos.


    Em visita a Xanxerê no dia 27 de abril, a presidente Dilma Rousseff anunciou a liberação R$ 2,8 milhões de recursos para obras no município, além de R$ 3 milhões para a reconstrução de um ginásio que desabou.


    Segundo dados da Defesa Civil, 4.275 pessoas foram desalojadas e 539 ficaram desabrigadas após os fortes ventos.


    G1

  • programação

    16:00

    O melhor da tarde

    Locutor(a): Marcinho
    17:00

    Chão Sertanejo

    Locutor(a): Marcinho
    18:00

    Ronco do Mate

    Locutor(a): Marcinho
  • Banner Lateral Direita
  • facebook

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza a Alternativa FM a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade e cookies.
Restaurar padrão do site:
Restaurar