Celular pode tomar lugar do cartão de crédito em transações
Seg, 05 de Abril de 2010, 08h02min
Cada vez mais capazes de operar uma série de funções muito além de fazer e receber chamadas, os telefones celulares ganharam uma nova tarefa que tende a aumentar nos próximos anos. Trata-se de substituir dinheiro e cartões nas compras ou no pagamento de serviços.
A ideia é simples. Consiste em vincular o número de telefone do consumidor à conta bancária ou ao cartão de crédito. Na hora da compra, o usuário efetua o pagamento a partir do teclado do aparelho, que transmite a informação para a instituição financeira por meio da companhia telefônica.
O sistema já é popular em países da África e da Ásia, mas ainda engatinha no Brasil. Segundo levantamento da Acision, empresa especializada em tecnologias para serviços móveis, só 5% dos usuários pesquisados em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre disseram ter usado sistemas de pagamento móvel em três meses. Mas 71% estão dispostos a utilizar o serviço.
De olho na demanda, operadoras de cartões, bancos e companhias telefônicas vêm trabalhando no desenvolvimento de tecnologias para ampliar a oferta do serviço, visto pelas empresas como um oásis de oportunidades.
Para as operadoras de cartões, é a chance de trazer para a rede de atendimento pequenos prestadores de serviços ou vendedores ambulantes. Bancos podem arrebanhar correntistas entre os consumidores de menor renda, usuários de telefonia pré-paga. E companhias telefônicas contam com aumento de receita pelo maior uso de serviços de dados e mensagens de texto, diz Edson Melo, gerente de marketing da Acision.
No Brasil, os alvos das companhias para oferecer o sistema de pagamento remoto são os negócios em que ainda há dificuldade no uso dos cartões, como vendedores ambulantes e telentregas. Como não exige equipamento especial ou troca nos atuais leitores de cartões, a opção é a preferida para o início dos pagamentos móveis no mercado.
Fonte: DC